sexta-feira, março 16

Saudade

Cozinho todos os dias pelo menos o jantar. Ontem enquanto espremia um limão para temperar um peito de frango vi as mãos da minha mãe. Aquelas mãos pequenas e grossas, sempre lavadas e com cheiro a refogado, com calos e unhas cortadas curtas, as mãos de quem trabalha há muitos anos e sabe fazer tudo. As mãos que eram o fim dos braços que me abraçavam mesmo quando eu era fugidia e esquiva. Num piscar de olhos passaram a ser as minhas.

Já há muito tempo que o jantar não me sabia tão bem.
Já há muito tempo que não comia a comida da minha mãe.


} ---------- translation ---------- {


Saudade

I cook everyday (at least the supper). Yesterday while squeezing a lemon to season some chicken I saw my mother´s hands. Those small and thick hands, always clean and smelling like fried onions, with callus and short nails, the hands of who is working for many years and knows how to do everything. The hands that ended the arms that hold me even when I tried to ditch them. In a blink of the eye those hands were mine.

It´s been a while since the last time that supper tasted so good.
It´s been a while since the last time that I've eaten my mother´s food.

6 comentários:

Salamandra Pintarolas disse...

Tocou-me tanto Sara!
É o que dizes...
É como dizes...

Também há coisas, momentos do quotidiano, que não posso deixar de as fixar numas mãos, nuns olhos, num sorriso, num tom de voz, num amor que nunca morreu em mim e de certeza, nunca morrerá em ti...

Beijos minha Querida!
Bom Apetite! Sempre*

lisa s disse...

what a lovely thought - seeing your mother's hands in yours....

you are making me hungry.

thanks for coming by my blog and saying such nice things!

Sara disse...

Um beijinho grande Salamandra!

Cil disse...

e que saudaditas daquelas comidinhas.... cada vez que como uma soupa me lembro coma as dela me sabiam tão bem.... mais nenhuma me soube até hoje... para além disso, falta-nos aquele sorriso e aquela força de viver...
Ela está lá a olhar por nós....

Beijinhos (... e fizeste-me chorar!)

Thunderlady disse...

Muito bonito :)

Sara disse...

Um beijo grande, prima!