domingo, agosto 12

Em directo de McLeod Ganj


Neste momento o único locutor da Rádio Tamarugo está em McLeod Ganj, na Índia. Para quem ainda não sintonizou esta rádio velocipédica, fica a explicação: O João é um autêntico cidadão do mundo: investe todo o seu tempo, energia e recursos a viajar pelo planeta. Uma vez mais, esta descoberta é feita de bicicleta, tendo já sido percorridos 5041Km desde que desembarcou do avião em Milão, em Maio último.

É em McLeod Ganj que está exilado o governo tibetano. Seguindo o exemplo João e decidi divulgar e sensibilizar para esta questão. Deixo aqui um exerto do Tamarugo.

"Recebo diariamente os sorrisos de tibetanos. Refugiados, sem direito a nacionalidade indiana apesar de muitos ja aqui terem nascido. Sem direito a auto-determinacao, nem a representar a sua bandeira na competicao olimpica que decorrera no pais invasor e ocupante, responsavel tambem pelo esforco de extincao total da cultura e identidade nacional tibetana bem como do exclusivo ambiente natural... Eu, nao refugiado mas "privilegiado"; com um passaporte que, quando muito, apenas me demora nas fronteiras; com duas rodas que me garantem explorar a liberdade e levar tao longe quanto desejo... tenho percebido que o mundo pode ser apenas um, aquele do entendimento, dos sorrisos (poderosos gestos de aceitacao), da generosidade, partilha... Coabitando com as diferencas de padrao cultural, sao estes, factores comuns que servem de base a essas diferencas. Abencoado sou por os continuar a receber ao longo de tao distintos paises. Querendo que Radio Tamarugo possa ser um veiculo dessa mensagem, tento despertar o interesse pela causa tibetana e favorecer alguns contactos:

www.tibet.com
Site oficial do governo tibetano em exilio.


www.freetibet.org
A campanha "Free Tibet" apoia-se no tentativa dos tibetanos recuperarem o direito a determinar o seu proprio futuro; o fim da ocupacao chinesa e o respeito (agora negado) a fundamentais direitos humanos.


www.2008-freetibet.org
Utiliza o futuro momento dos Jogos Olimpicos de Beijing, 2008, para pressionar as autoridades chinesas no sentido de uma fundamental mudanca na ocupacao do Tibete.


www.tibet.org
Mantido pela comunidade internacional de apoio ao Tibete.
Entre outras informacoes, aqui podera ter-se conhecimento de que o motor de busca "Google" (senhorio de Radio Tamarugo...), criou, em convenio com o governo chines, um personalizado modelo para a China e Tibete. Censura e distorce informacao sensivel para as autoridades chinesas; topicos sensiveis como: "human rights", "democracy", "freedom"...

www.freetibet.net
Informacao geral sobre a causa e campanhas mais urgentes a decorrer.


www.savetibet.org
Campanha internacional de apoio ao Tibete.


blog.studentsforafreetibet.org
Weblog de "Students for a free Tibet"
... e por ai fora... nao falta informacao em ambiente virtual. Tomar conhecimento dos factos sera meio caminho andado para tomar parte na causa, difundindo-a em ambito e accao internacional."

Para acompanharem a viagem do João, sintonizem a Rádio Tamarugo.

2 comentários:

joão lourenço disse...

Namaste!
Que dizer?...
Muito obrigado pela divulgacao. Em meu nome e no da causa muito mais importante.
- - -
Radio Tamarugo eternamente grata.
- - -
Um grande abraco,
Joao.

Sara disse...

Sempre às ordens! Abraço.